Santa clara – sonho e realidade « Instituto Teológico Franciscano
PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Artigos, Destaques - 09/08/2018

Santa clara – sonho e realidade

Vitral Santa Clara

*Vitral da Igreja São Francisco de Assis – ITF – Petrópolis, RJ.

Chiara d’Offreducci (Assis, *16/07/1193 †11/08/1253). Clara de Assis, Santa Clara de Assis. Nossa madrinha, nossa padroeira! Como foi acertado elegê-la como aquela que vai à nossa frente no seguimento de Jesus! Ela é uma brilhante e atraente luz. Uma das mulheres mais luminosas da história.

Ela ousa sonhar. Dá asas aos desejos mais profundos de seu coração e de sua mente. Busca o melhor. Alimenta sua esperança. E, nesse percurso, descobre Jesus, segundo a forma dos evangelhos. Jesus, a boa nova, o evangelho! O tesouro, o esposo! A segurança. O presente e o futuro. A fonte da felicidade.

Uma conquista pessoal? Ela diz que foi “o Altíssimo Pai que se dignou iluminar seu coração”, que “foi Ele que lhe deu irmãs”! Parecia com Francisco, que afirma: “O Senhor me concedeu”, “o Senhor me deu irmãos”, “o Senhor me revelou…”

Consequentemente ela se tornou um SIM. Um Sim forte, positivo, corajoso. Um Sim =, que é sinal do Mundo Novo, do Reino de Deus, do Céu. Assim, não são mais as tradições familiares o mais importante. Não é mais o dinheiro o valor maior. Não são mais as diferenças sociais que importam. Não é mais o poder-domínio que vale. Mas, é a escuta de Deus que preenche o desejo. O desprendimento de tudo e de todos que ilumina. A fraternidade com todos e com todas as criaturas que oriente. Não mais o olhar de cima para baixo, mas no mesmo nível, com toda humildade, cortesia e reverência.

É o sonho de Clara, vivido em comunidade, em Igreja, em sociedade. É sonho tornado realidade. E é, também, realidade que volta a alimentar o sonho de Deus.

Você é esta possibilidade no mundo de hoje!

 

Frei Elói Dionísio Piva

 



Compartilhe: