PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Revistas

REB: REVISTA ECLESIÁSTICA BRASILEIRA

 

 

I. Chamada de publicação para 2018/19

 

Cara/o Amiga/o Teóloga/o ou Cientista da Religião,

após consulta aos membros do Conselho Científico e apreciação das sugestões pelo Conselho Editorial, a Revista Eclesiástica Brasileira (REB), editada pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis e veiculada pela Editora Vozes Ltda abre chamada de publicação para dois (2) números de 2018 e um (1, o primeiro) de 2019.

E propõe o realce dos seguintes temas:

 

  1. Religião, Igreja e Política – Esse tema aproxima várias sugestões (da sondagem feita pela Redação da REB) que apontam para o social, ou seja, que, na dimensão religiosa, indicam a relação da pessoa, enquanto sujeito individual, com o outro, com os outros, com a sociedade. Ressalta-se, pois, a dimensão pública da fé, seja no âmbito interno da Igreja, católica ou de outra adjetivação, seja na esfera civil. Nesse âmbito pode-se perguntar: A partir de recortes eclesiais, sociais ou temáticos, que demandas e que desafios poderiam ser apontados? Que horizontes e caminhos poderiam/deveriam ser também apontados ou resgatados para o viver em igreja, em sociedade?

– REB, número 310, maio-agosto/2018

– Entrega de matéria até 31/04/2018

 

  1. Religião e juventude – Tema relacionado ao sínodo: Juventude, fé e discernimento vocacional. Tema relacionado à fala e à escuta dos jovens, à vocação (definição de sentido do ser, do agir); à educação, às práticas pastorais; ao dinamismo das mudanças sócio-culturais, à linguagem do anúncio do Kerigma e ao testemunho da fé em Jesus Cristo; ao modo de ser de toda a Igreja (católica e/ou cristã, em nosso caso), ao Evangelho de Jesus Cristo.

– REB, número 311, setembro-dezembro/2018

– Entrega de matéria até 31/07/2018

 

  1. Sacramentos – A chamada para esse tema aparentemente usual chama, contudo, a atenção para a atual emergência antropológica. Coloca em pauta a dignidade humana, convida todos quantos se ocupam com antropologia teológica e liturgia. Repõe em apreciação a celebração e a linguagem de seus ritos culturalmente inseridos. Convida a considerar a relação individual-social. Incentiva a valorizar o tangível, perceptível, o material enquanto fator humano na polivalência de sentido. Além de análises sociais de caráter sócio-cultural, repropõe o olhar da fé. Chama para frente a formação presbiteral e o exercício de sua missão.

– REB, número 312, janeiro-abril/2019

– Entrega de matéria até 30/11/2018

 

Para orientação relativa à redação dos textos, conferir as indicações, no Site do ITF: http://www.itf.org.br/revistas

Nota. Realce dado a referidos temas não significa número monotemático; significa proposta, predileção de acolhida, análise e possibilidade de publicação na ocasião indicada. Portanto, significa dizer também que a Revista continua sua tradição de também acolher temas (artigos) ocasionais de atualidade teológico-pastoral inseridos nas realidades socioculturais e eclesiais de nosso tempo, particularmente do Brasil.

Agradecemos a quem se dispõe pesquisar, escrever e apresentar textos para publicação em torno das temáticas sugeridas. Acreditamos que os temas podem ser de seu interesse, de outros estudiosos, do povo de Deus e da sociedade em geral, e mereçam reflexão teológica, relacionada ao ser e ao agir dos discípulos de Jesus Cristo. Agradecemos a quem já está estudando algum aspecto dos referidos assuntos e se dispuser a concluir uma redação e apresentá-la para publicação. Somos igualmente gratos a quantos apresentam outros assuntos em seus escritos, pois manifestam a diversidade de situações em que a evangelização acontece.

Atenciosamente, pelo Conselho Editorial,

Elói Dionísio Piva, ofm

II. Indicações básicas

1. Identidade

A REB (esta é sua abreviação) é uma revista de reflexão teológico-pastoral, de característica eclesial e inter-religiosa, editada pelo Instituto Teológico Franciscano, RJ/Brasil (www.itf.org.br).  Desde 1941, em números de 256 pg., apresenta contribuições de teólogos/as, de pastoralistas e de cientistas sociais da América Latina e do mundo, sobremaneira católicos e brasileiros.

2. Missão

A REB tem a missão de contribuir para o discernimento, o incentivo e a atualização da missão evangelizadora da Igreja católica no Brasil, na América Latina e no Caribe e no mundo.

3. Seções

A REB publica artigos, resenhas bibliográficas.

 4. Índole dos artigos e comunicados

Os artigos são avaliados por seu teor teológico-pastoral, por sua metodologia (científica) e pela graduação acadêmica de seus autores.

 

III. Normas de publicação

1. Autores

O Autor elabora um breve currículo de apresentação, destacando sua formação acadêmica, sua atuação profissional e/ou eclesial e a instituição ou as instituições em que atua.

2. Condições

Os textos devem ser inéditos, reservando-se a Editoria da Revista o direito de aceitá-los ou recusá-los, de decidir pela oportunidade de publicação, de sugerir eventuais reformulações e de reservar por dois anos o texto, a partir da data do recebimento.

3. Síntese e endereços

Os artigos devem estar providos de uma síntese bilíngue (português/inglês), situando-se entre 500 e 700 toques com espaços (7-10 linhas), primando por clareza e concisão, e apresentando o tema do trabalho, o/s objetivo/s, a metodologia utilizada e a/s conclusão/sões. Acompanha a síntese a indicação de palavras-chave (até 5) e o endereço postal e eletrônico do/s autor/es.

4. Tamanho físico

Os artigos situem-se entre 15.000 e 60.000 toques com espaços.

5. Avaliação

Para os artigos, a REB adota o sistema de peer review, anônima (blind review).

6. Direitos autorais

Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo, e um exemplar ao Autor de um comunicado.

A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição, exibição e execução dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.

7. Responsabilidade pelo conteúdo

A responsabilidade pelo conteúdo dos textos é do autor ou dos autores.

8. Envio e formato dos textos

Os textos devem ser enviados por e-mail, para o endereço reb@itf.org.br (ou de seu editor), em formato word. A fonte utilizada para a diagramação é a Garamond.

9. Normas técnicas

A REB segue as normas técnicas de publicação da ABNT.

10. Notas de rodapé e bibliografia

A edição impressa de textos contempla o sistema de notas de rodapé e/ou a indicação bibliográfica no decorrer do texto com remissão para a bibliografia no final.

 

IV. Histórico

Precedida pela revista COR (1939-40), a REB — Revista Eclesiástica Brasileira —, fundada em 1941 por Frei Thomás Borgmeier, no intuito de ser um elo de união do clero brasileiro disperso por imenso território e com dificuldade de comunicação, serviu como forum onde padres e bispos, teólogos e pastores expuseram suas reflexões e narraram suas atividades.
Especificamente, de 1941 a 52, a REB, tendo como Redator-Chefe seu próprio fundador, consolidou-se como o principal órgão teológico do clero nacional.
De 1952 a 1971, tendo à frente Frei Boaventura Kloppengurg, OFM, caracterizou-se pela defesa da fé católica e pela divulgação dos documentos e dos ideais do Concílio Vaticano II.
De 1972 a 1986, com Frei Leonardo Boff à sua frente, veiculou sobretudo as intuições básicas da Teologia da Libertação, então em seus primeiros passos.
Na fase atual, a REB mantém acesa a chama do ideal primitivo, realça as dimensões de eclesialidade e de ecumenismo e se adequa às atuais tendências acadêmicas.

 

V. Outras indicações

1. Destinatários
Sacerdotes e pastores, teólogos e professores, agentes de pastoral e líderes comunitários, estudiosos da religião e todos quantos desejam acompanhar, de alguma forma, a atuação e a reflexão da Igreja Católica, particularmente no Brasil.

2. Periodicidade
A edição dos números é quadrimestral (janeiro, maio, setembro; 256 pg. por número).

3. Assinatura
Dirigir-se a Klarysse Otero – com o e-mail: revista@vozes.com.br                                                                Cf. também: http://www.universovozes.com.br/2013/Revistas

4. Correspondência e contatos com o Redator: 
E-mail: reb@itf.org.br
E-mail: piva@itf.org.br
Tel.: (0xx24) 2243-9959 (Secretaria ITF)

5. Correspondência postal: 
Revista Eclesiástica Brasileira
Rua Coronel Veiga 550
25655-151 PETRÓPOLIS, CENTRO – RJ/ BRASIL

6.  Assinatura para 2018
– Anual/Brasil: R$ 125,00;
– Anual/Exterior: US$ 110,00;
– Número Avulso: sob consulta.                                                                                                   

7. Forma de pagamento
Consulte Klarysse Otero, através do e-mail: revista@vozes.com.br                                                                  Cf. também: http://www.universovozes.com.br/2013/Revistas

Renove ou faça sua assinatura!



Compartilhe:

Últimas edições: