PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

As reformas da Igreja Católica

As reformas da Igreja Católica

João Décio Passos (autor)

Código ISBN: 9788532656766
Formato: 13,7 x 21,0 cm
Acabamento: brochura
Peso: 0,342 kg
Número páginas: 320
1ª edição
Ano de lançamento: 2018

As reformas empreitadas pelo Papa Francisco estiveram e estão identificadas com sua pessoa desde que se tornou papa. A imagem de papa reformador revela-se em seus gestos, discursos e, de modo programático, em seus projetos. O inédito e as surpresas ainda acompanham seu pontificado, causando entusiasmo ou mal-estar em distintos sujeitos eclesiais, sem falar dos impactos provocados na grande mídia. Falar das reformas de Francisco permanece, portanto, tarefa instigante e urgente para os estudiosos e para a comunidade eclesial.
De fato, perante projetos de reforma ninguém fica indiferente, mesmo quando alguns afirmam estarem neutros ou distantes. Na verdade, os processos de reforma costumam polarizar os sujeitos neles envolvidos entre os “a favor” e os “contra”. Mas, por mais fortes e eficazes que possam ser as oposições ao papa, elas nascem frágeis e carentes de legitimidade, precisamente por se confrontarem com um sistema de unidade fundado e expresso em um conjunto de convicções e instituições: o sucessor de Pedro e sinal da unidade, o chefe do colégio dos bispos, o magistério papal supremo, a sinodalidade e, no inconsciente da teologia papal, a própria infalibilidade.
As reformas continuarão seu curso e serão concretizadas dentro de limites e possibilidades institucionais, conforme as dinâmicas políticas e culturais da Igreja Católica.
João Décio Passos, autor do livro,  é Doutor em Ciências Socias e Livre docente em Teologia pela PUC-SP.  Professor Associado do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP.



Compartilhe: