PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Destaques, Notícias - 06/04/2017

Experiência em Assis: o relato de Alan Maia

Foto_Turma_ITA

A minha primeira passagem por Assis, na Itália, terra natal de São Francisco, foi em 2007. Vim junto a pequeno grupo de amigos em peregrinação. Foi um primeiro contato inesquecível. Guardei com imenso carinho a lembrança de cada local: edifícios, igrejas, capelas, retiros, e o quadro belíssimo da cidade aos pés do imponente Subásio.

Anos depois, em 2013, retornei. Desta vez, sozinho, para mais alguns dias de retiro e refazimento espiritual. Hospedei-me numa casa di accoglienza ai pellegrini, imerso no ambiente de recolhimento que buscava, revisitei os lugares ainda vívidos na memória, reencontrei amigos da primeira passagem, recarreguei as baterias, e estreitei os laços do coração com a “cidade da paz”.

Após iniciar os estudos em teologia no Instituto Teológico Franciscano, em 2014, passei a alimentar o desejo de numa futura visita poder viver uma experiência acadêmica em Assis para me aprofundar em aspectos da vida e da espiritualidade do Poverello.

No começo deste ano, ao planejar uma longa viagem ao exterior, tendo em vista o acúmulo de férias no trabalho, defini-me por retornar à Itália e passar uma temporada em Assis. Ao acalentado projeto dos estudos somou-se um outro de cunho literário.

A Itália é muito parecida com o nosso Brasil em alguns aspectos, por isso tive de vencer a morosa burocracia do país para tornar o sonho realidade. Contudo, com apoio da tecnologia e com a simpatia da coordenação do curso, os obstáculos foram superados e pude acompanhar, como aluno ouvinte, as aulas do Curso de Especialização em Espiritualidade Franciscana no Instituto Teológico de Assis, anexo ao Sacro Convento da Basílica de São Francisco.

Apesar dos desafios com o idioma, foram semanas especialíssimas na companhia de um grupo muito generoso de frades oriundos de todo o mundo, além de um companheiro leigo italiano. Desnecessário comentar a gentileza e a fraternidade a mim dispensadas. Acompanhei as aulas de “Introdução ao Grande Tema Franciscano”, “Reforma Capuccina”, “A Oração Franciscana” e “História da Terceira Ordem”, sob a condução, dentre outros, dos ilustres professores Pietro Maranesi (OFM Cap) e Guglielmo Spirito (OFM Conv).

Levarei na bagagem, ao retornar para casa, além de imenso carinho e gratidão, as páginas de uma singela obra literária, autoral, feita de mensagens de paz, fé e esperança, denominada “Minutos Franciscanos”.

Aos amigos, professores e coordenação do ITF, expresso meu agradecimento por me ajudarem a pavimentar o caminho para essa experiência tão marcante, e trago um recado do Frei Maranesi, coordenador do curso: “Foi um prazer ter você conosco. Espero que muitos outros brasileiros possam vir estudar aqui também, convide seus colegas. As portas estão abertas.”



Compartilhe: