PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Destaques, Notícias - 28/06/2018

Curso de Música Sacra

unnamed (3)

Texto: equipe de comunicação/Fotos: Igor Fernandes

 

No dia 24 de junho, às 10h30m, na Igreja São Francisco de Assis do Instituto Teológico Franciscano celebrou-se a Missa da Solenidade da Natividade de São João Batista. Na ocasião esteve presente o grupo dos cantores, a Schola Cantorum, da disciplina de Prática de Canto Gregoriano. O coro cantou em latim os cantos do próprio da Missa da Natividade São João Batista, presente no Graduale Simplex, bem como as partes fixas da Missa Primitiva. No Início da celebração, a assembleia presente foi convidada por Frei Ademir José Peixer, professor e regente, a cantar junto com o coro algumas melodias através de um folheto com a tradução em português dos cantos. “Trata-se de um ponto de chegada que é ao mesmo tempo impulso, uma sementinha de uma iniciativa gestada já há três mesesem vista da criação do Curso de Música Sacra, oferecido pelo Instituto a toda a comunidade”, ressaltou Frei Ademir.

Num total de 14 participantes, os estudantes tiveram, durante o semestre, aulas semanais de iniciação à leitura do tetragrama (da pauta) gregoriano com uma metodologia inovativa, cujo principal objetivo é introduzir o estudante no repertório mínimo de canto gregoriano bem como motivá-lo a amar e conhecer mais profundamente o belíssimo tesouro da tradição da Música Sacra. A disciplina de Prática de Canto Gregoriano I abrirá nova turma no segundo semestre, bem como dará continuidade com os já iniciados no curso. Outro objetivo é ir sedimentando uma verdadeira Escola de Cantores que uma vez por mês animarão a liturgia Dominical (último domingo do mês) da Igreja São Francisco (Igreja do ITF).

Os participantes da missa saíram da Igreja satisfeitos e elevados. “Quero também eu aprender a cantar estes belos hinos”, disse M. Cristina, uma fiel que costuma vir a Missa aos domingos na Igreja São Francisco.

No final da celebração, Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, agradeceu a presença de todos e de um modo especial a Frei Ademir e a todos os membros do coro que acolheram e acreditaram nesta iniciativa. O resultado, para Frei Antônio,alcançou, portanto, um nível de excelência.

A partir do segundo semestre desse ano, começando em agosto, o Curso de Música Sacra, abrirá também outras disciplinas individuais e coletivas como: História do Canto Gregoriano, Piano, Teclado, Teoria Musical, Solfejo, Harmonia, Contraponto, Flauta Recorder Soprano e Contralto.Essas aulas são direcionadas primeiramente a todos aqueles que têm a dedicação de organizar e promover a música litúrgica junto de suas respectivas paróquias ou comunidades. Porém, são abertas também a outras pessoas interessadas em adquirir formação musical.

Caso você queira aprimorar sua percepção musical, aprender um novo instrumento, tocar sua música favorita ao piano, ou mesmo começar a estudar composição musical – esse é um ótimo momento! Fique atento ao site do ITF e entre em contato com a secretaria para maiores informações.

Membros do coro: Antônio Carlos Pereira da Rocha; Carlos Eduardo Fecher; Daniel Cezar de Faria; Gilson Bender Alves; Frei Hugo Câmara dos Santos; Frei Jhones Martins; Frei Josemberg Cardozo Aranha; Maria Aparecida Soares; Frei Mário Sampaio Pelu; Frei Santana S. Cafunda e Willian Fernando Medeiros Dias Antônio.



Compartilhe: