PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Artigos, Destaques - 06/11/2017

Um novo patamar de consciência e de espiritualidade franciscana

MASTER EM EVANGELIZAÇÃO

Edição/2017 – Encerramento

maaster

 

Caros…

Com sua permissão, tomo a liberdade de imaginar e afirmar que também Você, como eu, não se sente bem ao ouvir a notícia de que alguma iniciativa chega ao fim. Espero, porém, que Você, como eu, se sinta bem ao ouvir que alguma iniciativa está sendo inaugurada. Pois bem: assim se dá com o Master. Sim, de certa forma somos testemunhas do encerramento da edição 2017; mas, também e sobretudo, carregamos a certeza de que o Master/2017, em cada um/a de nós, ensaia seus primeiros e autênticos passos. Pois, podemos afirmar que ele permanece e segue conosco, particularmente com Vocês que seguiram a programação proposta. Segue com o protagonismo de cada um/a de Vocês, com cada um/a de todos nós. Com o protagonismo alicerçado em novo patamar de consciência e de espiritualidade, e acontecendo de modo diferente, em situações sociais e geográficas diversificadas; ademais, não de modo isolado, pois, de alguma forma, permanecemos conectados como pessoas e, principalmente, como participantes da mesma missão evangelizadora.

Frei Elói editada

Caros participantes diretos do Curso, Vocês vieram com expectativas; partem com perspectivas. Imagino que sejam, por um lado, perspectivas de certo temor; mas, por outro, de gratidão, de fortaleza no Espírito e, portanto, de esperança. Pois, o Evangelho é uma força de Deus para a salvação de todo aquele/a que crê (Rm 1,16). Ou então, o mesmo são Paulo, escrevendo aos tessalonicenses, lembra que pra eles, tessalonicenses, o Evangelho não tinha chegado somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção (1Tes 1,4-5). E o próprio Senhor nos garante que está conosco até o fim dos tempos…

O Evangelho e seu desdobramento, poderíamos afirmar ainda, é vida, é modo de vida que, por sua vez, gera vida em abundância. Juliana lembrava muito bem ontem à noite a todos Vocês, seus colegas, que partiriam sem algum molde ou sem algum esquema para evangelizar; mas, que partiriam, sim, com a consciência de que o Evangelho é fermento percebido e acolhido pelo/a evangelizador/a de acordo com as circunstâncias das pessoas e culturas e que atua de forma transformadora e benéfica, através de sua atuação.

Sim, Vocês, e todos nós, somos agentes da força vital do Evangelho. É graça. Mas também agregamos o “sim” da fé e o auxílio da razão.

Com efeito, as lideranças franciscanas, de ontem e de hoje, percebendo isso, sonharam e sonham com a aliança entre fé e razão. Idealizaram uma espécie de retiro intelectual, que denominamos Master em Evangelização.

Hoje, os promotores são os provinciais da União das Conferências Latino-americanas Franciscanas (UCLAF). Uma promoção que abre as portas não só aos franciscanos OFM, mas também a toda a Família Franciscana, Jufra e OFS incluídas, e a quantos por ela se interessam.

Agradecemos, pois aos provinciais e às fraternidades provinciais que enviaram a Vocês, e apoiam e sustentam esta inciativa.

Agradecemos à Ordem Franciscana, através do Governo Geral, que também apoia moral e financeiramente o Master em Evangelização.

Agradecemos aos Franciscanos e benfeitores da Alemanha que também nos apoiaram.

E a nós do ITF, foi confiada a tarefa de montar uma estrutura acadêmica ou uma rota de percurso para o que se pretende e de administrá-la em seu aspecto acadêmico, econômico e logístico.

Em função do desempenho dessa missão, agradecemos aos confrades que ofereceram alojamento (a Frei Jorge e à Fraternidade do Sagrado e à sra. Victória); agradecemos o diversificado apoio de fraternidades religiosas masculinas e femininas (da Fraternidade Mãe Terra, das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs Dulcianas).

Agradecemos aos professores que se deslocaram, às vezes, de longe, para partilhar o que reconhecidamente é de sua especialidade. Com a preciosa colaboração deles temos a convicção de que conseguimos montar uma grade curricular consistente e centrada; de que conseguimos a colaboração de pessoas de alto nível, em diversas especialidades, que estimularam a fé e a razão. Portanto, todos somos muito gratos a cada um e a cada uma deles/as.

Ao organizar o Curso em sintonia com a UCLAF e a Ordem, nossa intenção foi a de proclamar a dignidade do ser humano e sua vocação. Foi a de revisitar as fontes da fé, basicamente na pessoa e no mistério de Jesus, o Evangelizador. Foi a de inquirir a maneira como os católicos se organizaram e se organizam em função da vivência e do testemunho do Evangelho (eclesiologia). Foi a de abordar alguns aspectos de particular destaque do ser humano na atualidade, ou seja, o desejo de conhecer o destinatário da Evangelização, que, por sua vez, nos interpela, na circunstância urbana, nas novas formas de comunicação, nos desafios da justiça social, nos desajustes que geram pobreza e miséria etc. E, tudo, a partir da ótica do carisma franciscano.

Caros participantes da iniciativa do Master, pelo resultado dos trabalhos de conclusão do curso e pelo testemunho dos professores, temos evidência de que Vocês deram o melhor de si; temos certeza do espírito fraterno que estimulou seu estudo e regou sua convivência.

Portanto, nossos parabéns! Desejamos que continuem felizes, interessados em todas as formas de vida, promotores da mesma e divulgadores da alegria e da felicidade do Evangelho.

Por fim, estando nós, organizadores, conscientes de muitas limitações que nos cercam – e certamente de nem todas nos damos conta –, pedimos desculpas e compreensão. Contamos com sua amizade. Parabéns pela presença fraterna e amiga, parabéns pela colaboração demonstrada. Agradecimento a cada um/a de Vocês e a todos. Que São Francisco e Santa Clara inspirem e abençoem a Vocês e a todos nós.

Frei Elói Dionísio Piva



Compartilhe: