“Cantar é uma terapia” « Instituto Teológico Franciscano
PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Destaques, Notícias - 06/04/2018

“Cantar é uma terapia”

Texto/fotos: Neuci L. Silva

Teve início na terça-feira do dia 03/04, o curso de História do canto gregoriano, ministrado pelo professor Frei Ademir José Peixer, OFM.

A primeira aula foi dedicada à apresentação do programa do curso, que compreenderá doze encontros. O objetivo é levar os participantes a revisitarem a origem e a fonte da música sacra. Na ocasião, algumas definições e terminologias como: música tradicional, música polifônica, canto gregoriano, canto romano e cantochão foram explicadas.

Ao longo das aulas, os participantes aprenderão sobre a origem e evolução do canto gregoriano; sua notação musical e fixação escrita; modos eclesiásticos e salmodia; e a Liturgia na vida da Igreja, uma vez que o canto gregoriano é a sua música tradicional.

De acordo com Frei Ademir Peixer,

“O canto gregoriano é um tesouro escondido na história. Um verdadeiro itinerário de beleza e harmonia, além de ser um grande veículo pastoral. Sua intenção é ‘tocar o coração’ de quem o ouve e canta, criando um espaço interior para a acolhida da Palavra de Deus”.

Também na quinta-feira do dia 05/04, o Instituto Teológico Franciscano deu início ao curso de Prática de canto gregoriano.

Orientadas por Frei Ademir José Peixer, OFM, as aulas práticas compreenderão a leitura do tetragrama gregoriano; a prática do solfejo modal; o ensaio de peças de canto gregoriano; e a prática dos tons eclesiásticos e salmodia.

O professor ressaltou que, “cantar é uma terapia, pois ajuda a colocar em ordem a nossa estrutura psíquica”. Esta é uma das grandes motivações para a participação no curso de Prática de canto gregoriano.

Para os apreciadores desse canto os cursos vieram em boa hora, uma vez que podem auxiliar na formação pessoal e pastoral. Uma ótima opção para quem gosta de história e música e quer conhecer a teoria e a prática do canto próprio da liturgia romana.

Os cursos iniciados ocorrerão semanalmente de abril até o mês de junho.

As inscrições ainda estão abertas. Não perca essa oportunidade!

Maiores informações pelos telefones: (24) 2243-9959 e (24) 2231-6409.

O Instituto Teológico Franciscano (ITF) fica na Rua Coronel Veiga, 550, Centro.



Compartilhe: