Abertura do Ano Acadêmico de 2018 « Instituto Teológico Franciscano
PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Destaques, Notícias - 27/02/2018

Abertura do Ano Acadêmico de 2018

Texto/Fotos: Neuci L. Silva

No dia 26 de fevereiro teve início o Ano Acadêmico, no Instituto Teológico Franciscano – ITF.

A abertura do semestre letivo foi assinalada por uma celebração eucarística, presidida por Frei João Francisco da Silva – representando o governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A missa, realizada às 9 horas na igreja do Instituto, reuniu professores, estudantes e funcionários. Após a eucaristia, realizou-se uma breve pausa para um café e que antecedeu o momento mais formal da manhã.

No salão acadêmico, Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, diretor do ITF, renovou as boas-vindas a todos e apresentou os estudantes do primeiro ano do Curso de Teologia de 2018. O local sediou a aula inaugural que, neste ano, ficou por conta de Frei Ademir José Peixer, recém-chegado de Roma, onde concluiu seu mestrado em Música Sacra. Na ocasião, Frei Peixer apresentou o oratório musical: “Mãe Aparecida das Águas”, resultado de seus anos de estudo no Pontifício Instituto de Música Sacra.

O oratório apresenta a história de Nossa Senhora Aparecida sob uma ótica ecológica. Na obra, os personagens se relacionam com elementos da história recente do país, como o desastre ecológico ocorrido em Mariana – MG.

Frei Ademir também discorreu sobre a importância da formação litúrgico-musical no Instituto Teológico Franciscano. De acordo com ele:

“É notável o fato de que a nossa Província, além de ter tido e ter excelentes especialistas em diversas áreas, e artistas e músicos, sempre se preocupou com a formação de seus membros e dos destinatários de nossa Missão na Igreja”.

Ao término da palestra, Frei Antônio Everaldo agradeceu a presença dos estudantes, professores e funcionários e convidou-os para o almoço, servido em seguida.

O Instituto Teológico Franciscano deseja que 2018 seja um ano produtivo, de aprendizagem, crescimento e intimidade com Deus.

primeiro ano 2018

*Turma do primeiro ano do Curso de Teologia – 2018



Compartilhe: