PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

Artigos, Destaques - 06/04/2017

A versatilidade de Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Muitas são as recordações deixadas por Frei Alberto Beckhäuser, OFM. A lembrança do sacerdote, do professor e do grande liturgista estará sempre presente na memória e no coração de todos que conviveram com ele.

alberto

Foram 60 anos como frade franciscano. Ainda jovem ingressou na vida religiosa. Naquela época os religiosos trocavam seu prenome civil, assumindo “outra identidade”. Assim, Alberto passou a se chamar Honório.

 

Frei Alberto Beckhäuser (7)

Mas, sendo um homem de grande cultura e versatilidade, não podemos esquecer de suas outras “facetas” e predileções. Por isso, deixemos que as imagens falem um pouco mais desse grande franciscano.

Frei Alberto 8

*Rio Amazonas, agosto de 1981.

 

Teve a oportunidade de viajar muito e conhecer diversos lugares, dentro e fora do país.

2

Frei José Luiz Prim († 2013) e Frei Alberto Beckhäuser († 2017)

A música sacra ocupava lugar privilegiado em sua vida. Em uma entrevista concedida em 2015, ele confessou: “Posso dizer que o que me encantou na Liturgia foi a música e o canto”. Frei José Luiz Prim e Frei Alberto Beckhäuser estiveram à frente do Coral  dos Canarinhos de Petrópolis, atuando como regentes.

escalada

Frei José Luiz Alves e Frei Alberto – subida do morro Açu (setembro de 2013)

 

Florestas e lugares ermos da natureza o atraíram desde a infância. Mais tarde, este fascínio se estendeu às montanhas. Surge, então, o “intrépido escalador de montanhas”.

Guiado pelo experiente montanhista Frei José Luiz Alves, fiz pela segunda vez a escalada do morro Açu, um verdadeiro sonho para todo petropolitano.

(…)

Eis algumas lições da escalada da montanha para minha caminhada espiritual. Somos viandantes para a casa do Pai… a subida do monte simboliza a busca de Deus. Esta busca de Deus exige esforço. O caminho para Deus passa por vales escuros e ásperas escarpadas. Está pontilhado de quedas, ocasiões de levantar-se para prosseguir o caminho.” (“Lições da montanha” – http://www.itf.org.br/licoes-da-montanha.html).

 

Image (6)

Os inúmeros compromissos decorrentes da vida religiosa e do sacerdócio, não o impediam de desfrutar da convivência com seus familiares. Era importante cultivar as suas raízes.

Frei Alberto foi e sempre será muito importante na história da Ordem Franciscana.

Que aquele que dedicou sua vida à Igreja possa, agora, contemplar a face do Senhor na Fraternidade Celeste, juntamente com todos os santos e santas franciscanos.

rezando

“Em tudo dou-vos graças, ó Pai, por Cristo no Espírito Santo!”

“Com alegria, agradeço e vos entrego a minha vida, meu Deus e meu Tudo!”



Compartilhe: