PUBLICAÇÕES



NEWSLETTER
Receba as nossas novidades por e-mail! Clique aqui.

A sustentável leveza do ser

Ecoteologia e o sujeito quântico ecológico

 Marcia Varricchio

2906182143_93fb71d033_b

A medicina (clínica, de ensino e pesquisa) é mais uma vez desafiada pela questão das alterações climáticas em suas repercussões sobre os países, com toda sua gente, fauna e flora (VARRICCHIO & PYRRHO, 2017).

Observam-se os movimentos migratórios, que anteriormente não eram percebidos, pois a população nômade permanecia sob o viés da invisibilidade (UNESCO, 2010).

Atualmente, continuam eles sendo objeto de controvérsia, pois o mundo está desconfortável com várias questões cujas problemáticas são graves, dentre elas, as questões dos refugiados de guerra e dos refugiados ambientais.

Tais questões levam-nos a muitas reflexões, porém destaco três importantes perguntas:

  • Quais serão os esforços que deveremos fazer para efetuarmos ações inclusivas e sustentáveis na promoção à saúde ambiental e à saúde espiritual?
  • Existirão cidadãos do mundo de primeira classe ou de última classe?
  • Enquanto humanidade, estaremos correndo o risco de repetirmos erros do passado?

Aqui não cabem respostas simplistas. São questões complexas, porém elas mesmas poderão servir de trampolim para o nosso salto em humanidade…Para repensarmos os meios de produção, os tipos de relação, os princípios e os valores pelos quais somos regidos. Faz-se premente tal reflexão.

Não caberão aqui julgamentos, competições, rivalidades, desqualificações, amarras ao antigo. Existirão tantas soluções viáveis e aplicáveis, quanto os níveis de estratificação de ambas sociedades, ocidental e oriental…

Existe um espaço de liberdade ética para valorização da sensibilidade e por intermédio deste afeto desenvolvido, caminhar-se rumo à elaboração da maturidade. Este é o momento de construirmos ou então de resgatarmos dentro de nós o sujeito eco-quântico (VARRICCHIO et al., 2010), utilizando-nos da nossa inteligência dos princípios e dos valores éticos, assim denominada: Inteligência Espiritual (ZOHAR & MARSHALL, 2002; VARRICCHIO et al., 2017).

Esta é uma atividade da área de saúde, inicialmente, atuando em prevenção primária, através da promoção à saúde. Na ciência pós-moderna, da complexidade, esta atividade envolverá  a todos! Um esforço multi, inter e transdisciplinar. Compreenderá a sustentabilidade dos seres vivos, de nosso planeta Terra. Respeitará a riqueza existente na diversidade (tanto biodiversidade quanto diversidade cultural).

Requisitará a sustentável leveza do ser, que em integridade, inteireza e conexão com o todo conseguirá sair de si mesmo, saberá renunciar pensando no bem-estar comum preservando e progressivamente, saberá ainda se doar.

Então…O que será o sujeito quântico ecológico? Quem será ele? Quais segmentos da sociedade participarão desta construção? Em quais aspectos?

Estas serão considerações que serão tecidas ao longo de pequeninos textos, resultados de algumas investigações cuja discussão e aprofundamento necessitaram da ampliação dos paradigmas e das concepções científicas emergentes (VARRICCHIO, 2017), que vêm ao encontro de alguns elementos que norteiam e fundam a Ecoteologia (CGI, 2015).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUSS, P. M. (2000). Promoção de Saúde e Qualidade de Vida. Ciência & Saúde Coletiva. RJ: ABRASCO, v. 5, n. 1.

GUIA DE ESTUDO ENCÍCLICA LAUDATO SI. Comissão Geral Interfranciscana de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Agosto 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO. Unesco: o que é? O que faz? 2010. Disponível em:

<http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001887/188700por.pdf>. Acesso em: set. 2015.

VARRICCHIO, M.C.B.N.; SILVA, S. da; VARRICCHIO, M.T.: Identidade Quântica: Saúde, Meio Ambiente e Filosofia – Sensibilização Ambiental versus Lei da Semelhança: O Sujeito Quântico Ecológico. Revista de Biologia e Farmácia (BIOFAR), Disponível na internet em http://eduep.uepb.edu.br/biofar/v3n1. pdf v. 04, n. 1, p. 77-92, 2010.

VARRICCHIO, M.C.B.N.; AMARAL, M. do & VARRICCHIO, M.T. MEMÓRIA DO CAFÉ FILOSÓFICO QUÂNTICO 2009-2016 – PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL E ESPIRITUAL. E-book. 54f. 2017. 923119. Biblioteca on line: Pégasus/FMPFASE.

VARRICCHIO, M.C.B.N. & PYRRHO, A. dos S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL –  PESQUISA, ENSINO E ASSISTÊNCIA. E-book . 20f. 2017. ISBN 978-85-923119-5-7 In: https://sites.google.com/view/lipat/sapb

VARRICCHIO, M.C.B.N. Meio Ambiente e o Sujeito Quântico-Ecológico. Palestra proferida na X Semana Científica do Centro de Engenharia e Ciências da Computação da Universidade Católica de Petrópolis, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Outubro de 2017.

ZOHAR, D. & MARSHALL, I. QS. Inteligência Espiritual. RJ: Ed. Record. 2002. 349p.

 Marcia Varricchio 12/11/17



Compartilhe: